20071004

[Sobre o passado]

Recomeçar, reconstruir, restaurar... Palavras que tem em si um potencial de renovação e revolução. Palavras que geralmente são utilizadas, ou melhor, realizadas somente por quem tem a coragem de ir em frente deixando o passado para trás. Não que o passado seja algo ruim, mas este quando recebe importancia demasiada torna-se um lastro ao invés de um alicerce. Podemos sim baseados no passado, viver bem, porem transpondo os fatos ocorridos conosco ou com outras pessoas como lições, como tutoriais para um viver melhor. Na realidade acredito que pessoas que se apegam demais ao passado queimam suas pontes para um futuro. Deveriamos reter o que é bom e enterrar as mágoas junto com o que não nos servirá de nada, deixar para trás.
Uma história conhecida, a da mulher de Ló. Deus mandou que Ló e sua familia abandonassem sua cidade pois a Sua ira iria pesar sobre esta, destruindo-a. Uma das instruções que Deus tinha dado era que não olhassem para trás enquanto iam embora. Desobediente, a mulher de Ló, se pos a olhar para trás, virando assim uma estátua de sal. A desobediência foi a razão pela qual tal desgraça lhe atingiu, mas este é um tema do qual trataremos em outra oportunidade.
O fato é que quando olhamos para trás, não nos desconectamos por completo de coisas das quais precisaríamos nos desconectar para irmos além, para expandirmos nossas fronteiras, tanto no pensar como no agir. Quando olhamos para trás, damos brecha para que um lastro seja colocado em nossa mente e alma. E muitas pessoas que sofrem muito por imporem essas limitações sobre elas próprias passam a vida inteira reclamando do que seus pais deixaram de fazer ou o que fizeram eles de errado, do que Deus deu à elas e do que Ele deu ao seu vizinho - existem até casos de pessoas que já não tem mais do que reclamar e começam a reclamar dos problemas alheios... - e a vida, a alegria, a felicidade se esvaem, assim como o tempo.
Uma coisa incrivel é como as pessoas tendem a perceber a importancia da fé em momentos de tribulação, pois nada mais poderia lhes trazer consolo, e como quando os problemas parecem ser pequenos ocorre um distanciamento, uma extensão na ligação entre o indivíduo e o transcendente (Deus).
Tudo o que é realmente bom do passado se faz presente no momento atual de nossas vidas na forma de sabedoria e experiência. Estas coisas nunca serão parte somente do passado pois as carregamos a vida inteira; elas fazem parte da gente, mesmo sendo mais presente em uns e menos em outros.
Eu, por exemplo, me classificaria como um dos que tem menos. Menos sabedoria e menos experiência (ambas são ligadas intrinsecamente), mas contudo uma coisa eu aprendi e gostaria de dividir com quem já leu até aqui. O segredo da felicidade esta na busca pelo contato com Deus, na humildade e na gratidão.
A fé move montanhas, ou problemas do tamanho de montanhas... Através dela podem esses problemas podem ser solucionados. Mas falo de uma fé constante e não meramente baseada em conveniências... Encaro a fé não como certeza, mas como uma busca continua por aprimoramento, mergulhando profundamente no divino.
Tudo gira em torno de crescimento e maturidade. A postura humilde diante da vida nos faz olhar para as nossas experiências, muito embora desagradáveis ás vezes, como presentes, pois sempre há um jeito pior, mais duro de aprender as coisas, na humildade não se subestima ninguem, e em certamente não se subestima a si próprio. Tratemos tanto os outros quanto a nós mesmos com dignidade e respeito.
Agora é a chave... a gratidão. Em tudo dai graças, mesmo não entendendo os porquês das coisas, porque tudo coopera para o bem daqueles que amam à Deus. Se pensarmos bem só por termos a oportunidade de ter acesso às informações que aqui na net existem deveriamos nos sentir privilegiados pois menos da metade (Absolutamente muito menos da metade) do mundo pode fazer isso. O que podemos dizer então sobre a comida que podemos saborear todos os dias e das roupas que usamos?!
Somos sim privilegiados e a partir do momento em que passamos a dar mais valor ao que temos , vemos o quão somos ricos e como Deus se mostra através de cada pequena coisa que temos, fazemos e usamos. Se pararmos pra pensar, todo mundo nasce careca pelado e sem dente... o que vier é lucro!
O agradecimento nos remete à sensação de sermos cuidados de maneira afetuosa pelo Pai. Sendo assim podemos então perceber que muitos não tem o que nós temos, e então nasce a solidariedade, o amor ao próximo, e dai nasce uma cadeia infinita de boas coisas que podemos passar adiante, temos como o mais precioso bem a ser passado o amor.
Veja bem, de todas as coisas que podemos ter nessa finita vida , o amor é a única que se dividida, se multiplica! O agradecer, humildemente, é o que faz que nossos anseios se realizem. A humildade perante Deus e os homens propicia um estreitamento nos laços fraternais e espirituais. A fé é o que nós dá força para continuar o ciclo, é o que nos dá movimento, nos anima a alma. Aenima. A fé nos dá a noção da dimensão da nossa alma e espírito, e de Deus.
Para que haja um novo começo é preciso humildade, pois ai está implicita a flexibilidade de caráter o que viabiliza a reconstrução, a restauração de nossa mente e corpo. Precisamos por um fim nessa historia de ficar reclamando e tocar o barco. Precisamos nos desvencilhar das coisas velhas que nos impedem de progredir.
Se somos Novas Criaturas, de uma Nova criação, devemos pois ter novo comportamento e nova atitude, que jah foi descrita acima. A batalha espiritual que ocorre acerca dessa renovação é imensa, intensa e constante, e se fosse facil todo mundo seria crente. Daqui pra frente cada vez que o Inimigo,que nossos demonios nos lembrarem do nosso passado, Façamos , pois, questão de lembra-lo de seu futuro( Ap 20:10). Nossa batalha ´deve ser sem duvida,não só contra quem já está derrotado mas contra a nossa propria parte que nos inclina a seguirmos o mesmo caminho o da derrota.
Refaçamos então os nossos projetos,Caminhos e restauremos as coisas boas que temos,porem deixando as coisas velhas e inuteis para trás.

J.

1 comment:

Anonymous said...

Acaso consideras a ti mesmo alguém pouco sábio? Pois então, engana-te!
Alentadoras reflexões as tuas.
Congratulações!

About

My photo
I'm a friendly simple guy, who loves Music, Graphik and Motion arts, history, drinking, explosives among many other things. - You can find more about me and my works in the link lists on my weblog, sorted by kind, or special features. Thank you for passing by! *and for the record, if you don't like what you read or see here, be my guest and get f*cking lost. Cheers, J.